Nota:
Podemos preparar em casa as pastas de caril Thai, mas dá muito trabalho e é possível que não tenhamos à mão todos os ingredientes. Hoje encontram-se com facilidade nos bons supermercados (é o caso do Corte Inglês, entre outros) pastas de caril originais já preparadas e que são excelentes. As mais usuais são de 4 tipos: a) caril vermelho; b) caril verde; c) Caril Amarelo e d) Pasta Mussaman. O mesmo se diz do "Molho de Peixe".
Outro ingrediente utilizado nesta preparação é a Massa de Arroz (também conhecida pela sua designação italiana "Vermicelli"). É uma pasta finíssima, cujos fios parecem cabelos e ficam quase transparentes depois de cozidos. Também se encontra com facilidade nos bons supermercados.
Sobre os restantes aspectos, vale a pena ver as notas introdutórias dos posts com as duas anteriores receitas Thai.
Preparação
- Picar finamente 250 g de carne de porco limpa, que se colocam numa tigela ampla. Junta-se-lhe 3 dentes de alho picados, 1 CC de raspa da casca de Lima, 3 cm de gengibre fresco finamente picado. Mistura-se tudo. No original não se utiliza sal, mas para o gosto ocidental pode fazer sentido temperar muito levemente com sal. A mistura bem amassada molda-se em bolinhas pequenas, com 1,5 a 2 cm de diâmetro.
- No nosso WOK colocamos 2 CS de óleo de palma e mais 2 CS de pasta de Caril Verde. Leva-se a lume brando durante 2 minutos. Juntamos-lhe então 0,375 L de Leite de Coco e mais 0,250 L de água. Aumenta-se o lume e mexe-se intermitentemente até ferver; deixamos então cozer durante 5 minutos.
- Juntamos então aqui as almôndegas de porco – no original juntam-se também 6 malaguetas verdes inteiras. No nosso caso, não tendo ou não querendo usar as malaguetas, pode substituir-se por ½ pimento verde cortado às tiras. Deve cozer nesta mistura até as almôndegas estarem ao ponto – em lume vivo demorará pouco mais que 5 minutos.
- Juntamos de seguida 2 CS de molho de peixe, 2 CC de açúcar mascavado, 1 CC de manjericão seco. Juntamos ainda 4 CS de coentros picados e 1 cebola pequena cortada em rodelas finas.
- Em água a ferver vamos cozer 200 g de massa de arroz, no máximo durante 4 minutos.
- Serve-se colocando no fundo dum prato côncavo (ou mesmo numa tigela aberta) uma dose individual de massa de arroz e deitando sobre ela algumas almôndegas e molho respectivo.