domingo, 27 de dezembro de 2009

"Restaurante Giroflée"



"É um restaurante que fica na zona da Alfândega do Porto, entre o largo da Igreja de São Francisco e a Ribeira da Gaia, com a brisa do rio Douro a anunciar a proximidade deste e o burburinho da cidade a fazer-se ouvir. Oferece aos seus visitantes a possibilidade de disfrutar de uma cozinha de autor, que se pauta pelo carácter experimental e intimista".
O nosso comentário é muito positivo: gostámos imenso do espaço, a comida estava óptima e então as sobremesas, de chorar...! O atendimento foi 200%!!! A Sara Almeida, proprietária do espaço, recebeu-nos da melhor forma, como só ela...!

domingo, 6 de dezembro de 2009

QUEIJO A BABAR

1 Pão Alentejano
1 Cebola
6 Dentes de alho
2 Linguiças grandes ou 4 pequenas
1 Pact. queijo Mozarela ralado
2 Pacts queijo Emmental ralado
1 Frasco grande de maionese

Pica-se a cebola, os dentes de alho, as linguiças (no 1.2.3) juntam-se os queijos ralados e a maionese, envolve-se tudo.

Corta-se uma tampa ao pão, retira-se o miolo e recheia-se com a mistura anterior, por cima um pouco de manjericão fresco.

Vai ao forno, com folha de aluminio por cima, quando começar a "babar" retirar a folha e deixar dourar um pouco.

Serve-se com colher e tostinhas.

Nota: garanto que não é nada calórico.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

"Restaurante da Pousada Sta Maria do Bouro"



A sala de jantar encontra-se na cozinha antiga. É lindo! Come-se muito bem nesta pousada. A ementa do jantar que escolhemos era: bacalhau assado com broa, batatas a murro e grelos. O prato de carne, rojões à minhota, papas de sarrabulho, tripa enfarinhada e morcela. Como sobremesa, uma degustação variada de frutas e doces. Sempre acompanhado com um bom vinho verde da região.
Adorámos...!

"Restaurante O Abocanhado"

Pelas indicações que nos deram, deve ser um óptimo restaurante, com comida tradicional minhota. Estava fechado para férias, portanto vamos ter que lá voltar. Deve valer a pena andar tantos quilómetros para o ir visitar.

terça-feira, 7 de abril de 2009

"Restaurante Quinta dos Frades"

Ementa a cargo do chefe Chakall. Bacalhau lascado com puré de grão, grelos salteados e amêndoas e pato assado, em puré de batata doce, grelos e agridoce de maracujá, são duas das opções oferecidas e como sobremesa, tarte de três chocolates e maçã assada caramelizada. As entradas variadas e saborosas. Uma refeição muito gostosa... o preço varia entre 30 e 40 euros. Ambiente muito acolhedor e requintado, em tons de amarelo e roxo. Recomenda-se...!

domingo, 15 de março de 2009

Broas da Tia Lúcia (para o Santi)

Abaixo segue a receita das broas que o Santiago tanto gosta!
Agora o Santi não precisa de esperar que a Tia Lúcia envie as broas....a Vóvó Baba já não tem desculpa! Toca a fazer as broas para o netinho! :)

Ingredientes:
- 1kg de farinha;
- 3 ovos
- 4 colheres de chá de fermento royal
- meio kilo de manteiga
- meio kilo de açúcar refinado
- sumo e raspa de uma laranja

Modo de preparação:
Misturar todos os ingredientes. Fazer bolinhas com a massa e colocar num tabuleiro untado com manteiga. Levar ao forno.
Logo que as broas estejam douradas (+/- 10 min), retirem do forno.

É muito simples!

Ainda esta semana…o Santiago e mais algumas pessoas terão o prazer de as saborear!

terça-feira, 10 de março de 2009

"Crepes de chocolate com ovos moles"

Coisa simples e nada calórica!

Ingredientes:
- 200g de farinha
- 50g de manteiga
- 3dl de leite com chocolate
- 1 colher de óleo
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- ovos moles q.b.
- cacau
- raspa de chocolate q.b.
- manteiga amolecida q.b.

Preparação:
- derreter a manteiga num tacho, juntar o leite manter no lume até ficar morno. Partir os ovos num copo liquificador e juntar a farinha e o cacau e uma pitada de sal. Acrescentar depois a mistura de leite com a manteiga ao qual se deverá acrescentar uma colher de óleo. Bater cerca de um minuto e deixar descansar a massa durante 30 minutos. Aquecer uma frigideira antiaderente untada com manteiga amolecida e verter nela uma concha de massa para formar os crepes. Servir os crepes com ovos moles e as raspas de chocolate.
Bom apetite!

"Tasca Morgadinho"

Parecia um dia de verão... já! Numa ida ao Algarve foi aproveitado o tempo para um almoço à beira-rio, no Alvor. Umas sardinhas assadas à maneira, uma boa salada de pimentos e uma sangria de rosé a acompanhar. Como sobremesa, um doce de figo com amêndoa. Um almoço também acompanhado por muitos "bifes", de mangas arregaçadas, calções e altos decotes! Para uns, isto já é verão...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

"Bacalhau gratinado com emmental"

Também ainda não fiz este e também me parece muito bom...

Ingredientes:
- 2 postas de bacalhau demolhadas
- 2 folhas de louro
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1dl azeite
- 1 ramo de salsa
- 3dl de natas
- noz-moscada
- sal
- pimenta
- 1kg batatas
- óleo ou azeite para fritar
- 200g de queijo emmental ralado

Cozer as postas de bacalhau em água fervente temperada com as folhas de louro por 5 minutos. Deixar arrefecer um pouco, limpar o bacalhau de pele e espinhas e lascá-lo. Refogar as cebolas cortadas às rodelas e o alho picado no azeite. Acrescentar depois o bacalhau lascado e a salsa picada. Juntar ainda as natas e temperar com noz-moscada, sal e pimenta. Cortar as batatas aos cubos pequenos, passá-las por água, escorrê-las bem e fritá-las em gordura quente. Escorrê-las e incorporá-las no preparado de bacalhau. Transferir tudo para um recipiente refractário e polvilhar com queijo. Levar ao forno a gratinar por 20 minutos, a 220ºC.
Bom apetite!

"Pastel de nata enformado"

Ainda não fiz esta receita, mas parece-me bem!

Ingredientes:
- 250g açúcar
- 1dl água
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- 2c sopa farinha
- 1c sopa de maisena
- 2,5dl de leite
- 4 gemas
- 1 ovo
- 200g massa folhada

Ligar o forno a 250ºC. Levar o açúcar ao lume com a água, a casca de limão e o pau de canela. Retirar do calor quando ferver, eliminar o limão e a canela e deixar arrefecer. À parte, misturar a farinha e a maisena com 0,5dl do leite. Colocar o restante a ferver. Verter o leite quente sobre a mistura anterior, aos poucos e mexendo sempre. Deixar arrefecer um pouco e acrescentar-lhe a calda de limão e canela. Bater depois as gemas com o ovo inteiro e incorporá-las no creme. Aplicar a massa folhada para forrar quatro recipientes refractários e preencher com o recheio preparado. Levar ao forno durante 30 minutos. Servir morno ou frio.
Bom apetite!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Restaurante "Bar Alentejano"

Restaurante excelente em Montemor-o-Novo. Também se come lá muito mal???!!! Desde pézinhos de coentrada até cachaço assado com migas de espargos, há um sem número de pratos, mas de carne, claro. Quem quiser peixe, legumes e saladas, que vá passear para outras paragens!!! O vinho também delicioso e as sobremesas de matar...!

"Hotel M'ar de Ar"

Hotel em Évora, com um restaurante muito bom, de degustação. Vale a pena deliciarmo-nos com um magret de pato ou umas deliciosas costeletas de borrego de cebolada, acompanhados por um bom vinho tinto e um leite creme queimado na altura. Muito bom.....!

Restaurante "Adega Velha"


Restaurante em Mourão, em pleno Alentejo. Comida maravilhosa, mas bem "potente". Desde sopa do tacho, cozido de grão, perdiz com feijão branco, enfim, coisas leves, regadinho com um bom vinho tinto da região e complementado por uma boa sobremesa, de doce de ovos e gila. No fim, a digestão foi feita com uma (uma não, duas) boa ginginha...!
Aconselho vivamente a ida a esta adega, até porque a refeição é acompanhada pelos cantares, de improviso, de alentejanos locais que se vão aproximando do local, e que com a juda do vinhinho e do chouriço, acompanham o dono nas cantorias. Ambiente então, propício à descontração!!! Aqui vai filme elucidativo da "cena":