terça-feira, 28 de outubro de 2008

ARROZ FRITO DE COENTROS (Thai)

Notas prévias:

  1. Os pratos orientais não são usualmente servidos em doses "Tuga" – a quantidade por pessoa é bastante mais suave. A receita seguinte é desenhada tipicamente para "4 pax", mas é bom contar para 3 (claro que se forem alarves é melhor reduzir para 2 …).
  2. Em vez da forma clássica de apresentar as receitas – rol preliminar dos ingredientes a utilizar, seguida da descrição da preparação – aqui vou indicando os ingredientes à medida da sua utilização.
  3. O instrumento fundamental e quase único nestas preparações é o famoso WOK.
  4. Quando se usam carnes, no geral só se utilizam carnes "limpas", i.e. desossadas e limpas de todas as gorduras e peles.
  5. A notação das abreviaturas é a seguinte:
    1. CS - Colher de Sopa, cheia mas sem fazer pirâmide;
    2. CC – Colher de Chá, cheia mas sem fazer pirâmide;
    3. Cc – Colher de Café
    4. QB – Quanto Baste, ou seja, usar a gosto próprio


 

  1. Cozer 500 g de arroz "jasmim" (que deve ficar seco). Reter.
  2. Cortar aos cubinhos (Max. De 1 cm de aresta) 100 g de carne de porco limpa e 300 g de carne de frango limpa.
  3. Picar 3 cm de bacon ou 50 g de presunto.
  4. Levar o WOK a lume vivo untando com 2 CS de óleo de palma.
  5. No WOK juntar o bacon/presunto picado e mais 4 dentes de alho picado, 3 cm de gengibre fresco picado e 2 CC de malagueta vermelha picada (ou piri-piri QB). Esta mistura deve ser salteada em lume vivo durante 2 min.
  6. Junta-se a seguir a carne de galinha e porco e continua em lume vivo até dourar a carne.
  7. Acrescenta-se então o arroz, mexendo suavemente até misturar bem os ingredientes. Deve ser mantida a operação até que o arroz fique bem quente.
  8. Acrescentam-se então: 2 CS de molho de soja; 1 CS de sumo de lima; 2 cebolas pequenas picadas; 1 Chávena de chá de coentros frescos picados. Todos estes ingredientes devem ser bem misturados, ainda que com suavidade.
  9. Está pronto a servir. É costume servir este arroz em cascas de ananás (metades longitudinais, sendo retirado o miolo do ananás).

1 comentário:

boneca disse...

isso é que é Pai Américo, dá-lhe nas receitas, aproveita para meter esta gente na ordem e mostrar-lhe quem é o chefe da CUlinária;)